Macaronésia

A Macaronésia é uma região biogeográfica, localizada no Oceano Atlântico, constituída pelos arquipélagos dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde. Este espaço insulano para além de compartilhar elementos idênticos da sua fauna  bem como a sua origem vulcânica, partilha ainda um conjunto de laços históricos e culturais com mais de quinhentos anos de memórias.
Se Phillipp Baker Webb (1793-1854), no limiar do século XIX, foi o difusor do conceito “Macaronésia” enquanto espaço biogeográfico, Gaspar Frutuoso (1522-1591), cronista açoriano, considerado por vários autores o “Historiador das Ilhas”, já havia sido, no século XVI o percursor de uma identidade 

Mapa-Macaronésia

cultural da Macaronésia enquanto espaço geográfico dotado de um conjunto de ligações identitárias, motivadas pela mobilidade interna dos habitantes do mundo atlântico e insular de Quinhentos. A sua obra Saudades da Terra, dividida em seis volumes, é um importante repositório de informação e uma das principais fontes para o estudo da geografia física, história social, usos e costumes, genealogia, toponímia, fauna e flora dos arquipélagos da Macaronésia à sua época e ao período anterior ao povoamento.

Arquipélago dos Açores

É uma Região Autónoma de Portugal. Está situada no Oceano Atlântico Norte, sendo que o arquipélago é constituído por nove ilhas, reunidas em três grupos geográficos: grupo Oriental, composto por Santa Maria e São Miguel; grupo Central, por Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico e Faial; e grupo Ocidental, por Flores e Corvo. O ponto mais oriental do arquipélago dista aproximadamente 1300 km da costa europeia e africana e no seu ponto mais ocidental aproximadamente 2000 Km do continente americano.

Madeira-Macaronésia

Arquipélago da Madeira

Esta Região Autónoma de Portugal está localizada entre os meridianos 16° 17’W e 16° 17´W e os paralelos 33° 07’ N e 32° 24´N, a aproximadamente 900 km sudoeste de Portugal Continental e a 700 km oeste da Costa Ocidental Africana. O arquipélago é composto pelas ilhas da Madeira (com 736 km² é a maior das ilhas portuguesas) e do Porto Santo (com 42,26 km²). Este arquipélago é ainda constituído pelo sub-arquipélago das Desertas (Ilhéu Chão, Deserta Grande e Búgio) e pelas Selvagens (Selvagem Grande, Selvagem Pequena, Ilhéu de Fora, juntamente com um conjunto de ilhéus de menor dimensão.

Arquipélago das Canárias

As Canárias são uma comunidade autónoma do Reino de Espanha, administrada por um governo regional próprio, compreendendo um total de oito ilhas povoadas: Tenerife, Grand Canária, La Palma, La Gomera, El Hierro, Lanzarote, Fuerteventura, La Graciosa e, ainda, vários pequenos ilhéus que perfazem uma superfície emersa de 7.447 km². O arquipélago está dividido em duas províncias: Santa Cruz de Tenerife e Las Palmas. Sendo as suas cidades capitais, Santa Cruz de Tenerife e Las Palmas de Gran Canaria, respetivamente. Em termos geográficos, as Canárias encontram-se situadas a cerca de 1.300 km a nordeste de Cabo Verde, numa posição frontal às costas de Marrocos e do Sahara Ocidental.

Canárias-Macaronésia

Arquipélago de Cabo Verde

As ilhas que compõem o arquipélago de Cabo Verde formam, desde 1975, a República de Cabo Verde, localizando-se na região oriental do Oceano Atlântico a cerca de 570 km da costa ocidental de África. De origem vulcânica, o arquipélago é constituído por 10 ilhas, das quais 9 habitadas e 8 ilhéus, que se estendem sobre uma superfície total de 4033 Km². Na generalidade, o relevo é acidentado, com altitudes superiores aos mil metros, sendo de destacar os 2.830 metros do cume do vulcão ativo, na ilha do Fogo, que é igualmente o ponto mais elevado do arquipélago. 

Macaronésia-Cham-Património
Macaronésia-CHAM-FRCT
FCT